O penso higiénico é um produto absorvente, de proteção feminina externa, que pode ser usado desde a primeira menstruação.
Existem diferentes tipos de pensos higiénicos, para diferentes funções. Os pensos higiénicos podem variar no seu formato e na sua capacidade de absorção. Há pensos higiénicos sem abas e com abas (que se dobram por baixo da roupa interior), pensos com formato adequado para que possa ser usado em cueca, tanga. Pensos mais finos (de uso diário) e pensos higiénicos para usar durante a menstruação e durante a noite.
Os pensos higiénicos também variam na sua capacidade de absorção, de forma a satisfazer as diferentes necessidades de proteção. O fluxo menstrual pode ser classificado por fluxo ligeiro, normal ou abundante. A escolha deve ser determinada pela quantidade de fluxo menstrual que se perde durante a menstruação, pois varia com o tempo. Nos primeiros 3 dias a quantidade é maior e por isso, os pensos higiénicos devem ter uma boa capacidade de absorção. Nos últimos dias a perda de fluxo menstrual diminuiu e por isso a capacidade de absorção pode ser menor. Também há os pensos higiénicos noturnos, que têm uma elevada capacidade de absorção, de forma a evitar perda de fluxo sanguíneo durante a noite, tornando-se mais prático e mais comodo para a mulher.
Normalmente, os pensos higiénicos vêm em embalagens individuais, que torna o seu transporte mais prático, seguro e higiénico.
Não se deve descartar os pensos higiénicos na sanita. Depois de usar, o correto é deitar os pensos higiénicos no contentor ou no balde do WC, embrulhados na bolsinha individual de cada penso.
Os pensos higiénicos são discretos, seguros, práticos e confortáveis.
Discretos: Há muita variedade de formatos de pensos e de espessura. A tecnologia mais recente, permite a produção de pensos flexíveis e finos, mantendo uma boa capacidade de absorção.
Seguros: Os pensos higiénicos são mais seguros para a saúde, pois como não há necessidade de os introduzir no corpo, não há o risco de desenvolvimento do Síndrome do Choque Tóxico (SCT). Este síndrome pode ser causado pelo uso de tampões.
Práticos: Ao contrário dos tampões, não há o risco de esquecimento de os retirar, pois são visíveis. Ao contrário dos tampões, não têm um limite recomendado de uso, pois não há o risco de desenvolver o Síndrome de Choque Tóxico.
Confortáveis: Ao contrário dos tampões, não provocam dor nem desconforto ao serem colocados.